Princípios da Simpatectomia

O primeiro gânglio simpático torácico (T1) é responsável principalmente pelo suor na face, o segundo gânglio torácico (T2) controla a sudorese nas mãos e da face, couro cabeludo, ombros e parte anterior e posterior do tórax acima dos mamilos e o rubor facial (blushing). O terceiro gânglio torácico (T3) afeta a sudorese das mãos , das axilas, ombros e parte anterior e posterior do tórax acima dos mamilos e e, em menor grau, da face. O quarto gânglio torácico (T4) inerva as mãos e as axilas.

No tratamento da hiperhidrose crânio-facial e rubor facial, realiza-se simpatectomia com secção em nível de T2, T3 para hiper-hidrose palmar, T3 e T4 para hiper-hidrose axilar associada ou não a hiper-hidrose palmar.

Contra-indicações

A cirurgia está contra-indicada em pacientes portadores de insuficiência respiratória ou cardiovascular grave e diabete descompensado.

Nos pacientes com sequela pleural, trauma torácico ou aderências pleurais a contra-indicação é relativa. Em casos e pacientes obesos a cirurgia deve ser considerada após tentativa de melhora dos sintomas com a diminuição de peso.

Abrir bate-papo
Olá,
Como podemos ajudar?